ENEMP 2017

O Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados originou-se dos Encontros sobre Escoamento em Meios Porosos (ENEMP).

O primeiro ENEMP, realizado em 1973, foi organizado pelos professores Giulio Massarani e Afonso Carlos Seabra da Silva Telles da COPPE/UFRJ. O segundo, em 1974, foi organizado pelos professores José Teixeira Freire, Satoshi Tobinaga e Dijalma Mirabelli Redondo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP. em Rio Claro. O terceiro, em 1975, foi organizado pelos professores César Costapinto Santana, Nehemias Curvelo Pereira e Renato Sprung do Departamento de Engenharia Química da UEM.

Desde então, o evento tornou-se uma atividade tradicional e de fundamental importância para a comunidade técnico-científica que atua na área de Sistemas Particulados.

Em função do crescimento significativo do número de participantes, os encontros passaram a apresentar um caráter mais abrangente, sendo que a partir de 1995, quando pela terceira vez foi realizado na Universidade Estadual de Maringá, a denominação foi alterada para “Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados”, mantendo-se, entretanto, a sigla ENEMP devido à tradição.

O Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP, que a partir do ano de 2004 passou a ser bienal e realizado em anos impares, é atualmente um importante meio de divulgação de trabalhos científicos, bem como de intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de Sistemas Particulados.